Rock instrumental


Rock industrial é um gênero musical que mistura a música industrial com específicos subgêneros do rock. As primeiras fusões da música industrial com o rock foram praticadas por bandas post-punk, incluindo Chrome, Killing Joke, Swans, Foetus e Big Black.

O rock industrial tem diferenças regionais. No caso do Ministry, o criador americano do estilo fundido com o metal, apresenta: bateria eletrônica, uso intensivo de sintetizador, riffs de guitarra derivados do thrash metal e muita distorção: na guitarra, na bateria e, principalmente, nos vocais. Uma outra característica marcante do Rock Industrial daquele tempo eram os samples que coloriam as faixas – as invocações de Aleister Crowley, slogans nazistas e diálogos de filmes de terror, como em diversas passagens do Nine Inch Nails. Isso sem dúvida é uma herança direta do Throbbing Gristle, a banda que inventou o "Industrial" como gênero musical.
Já na Inglaterra, onde foi criado quase simultaneamente (pelo Godflesh), o metal industrial assumiu as seguintes características: vocal gutural (ou melhor, semi-gutural), power chords dissonantes, uma afinação bem grave e muita microfonia; tudo isso marcado por uma bateria eletrônica milimetricamente perfeita.
Nos últimos anos a Alemanha têm oferecido seu próprio "take" do gênero: o Neue Deutsche Härte ("nova dureza alemã"). Lideradas anteriormente pelo KMFDM e atualmente pelo Rammstein, essas bandas são influenciadas pelo metal e pela música eletrônica alemã, tendo em seus shows em grande estilo do punk, usando os mais variados artifícios computadorizados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário